domingo, 11 de abril de 2010

Relatório: jogos, recreação e psicomotricidade

Relatório da aula do dia 10 de março de 2010.

Na aula do dia 10 de março, a professora Simar, apresentou slides sobre os tipos de atividades para salão de festa, hotel e sala de aula (crianças, adultos e idosos) e tipos de atividades para sala de aula e/ou pátio dia de chuva (crianças e adolescentes).

Após a apresentação dos slides desenvolvemos algumas das atividades propostas, na sala ou no pátio.

Obs.: a professora nos ensinou que quando o grupo faz um círculo, não deve-se passar as instruções para os alunos no meio do circulo, pois ela ira ficar de costas para alguns, assim fazendo que a explicação não chegue a eles, a melhor forma é colocar-se juntamente com eles no circulo, pois a partir desse momento todos estarão voltados para ela.

Uma das atividades praticadas foi: Sala de Dança – crianças de 2 a 4 anos trabalhar a dança da Xuxa: cabeça, ombro, joelho e pé, em que a criança ira fazer os movimentos. Esta atividade é uma dança esquema corporal.

Crianças de 4 a 6 anos/ 6 a 8 anos: uma das atividades trabalhadas foi a música com número, em que tivemos que formar grupos juntando colegas rapidamente. Essa brincadeira é voltada para crianças de 4 a 6 anos.

Foi colocada a música do TCHUTCHUCÃO, tivemos que fazer movimentos de dança, quando desligou a musica deveria abraçar o coleginha do lado rapidamente, quando desliga-se a musica, tinha que agachar rapidamente. Trabalhada com crianças de 6 a 8 anos.

Crianças de 10 a 12 anos: formar um círculo, cada aluno tinha que fazer um movimento de dança e todos tinham que imitar. Trabalha a imaginação da criança.

Para os adolescentes: foi colocado um ritmo eletrônico, axé (em dupla), Pop (Michael Jackson) em circulo um dentro da roda executando os passos, eletrônica (em circulo cada um executa um passo).

Para trabalhar com adultos e idosos: tivemos que fazer uma grande roda, uma pessoa do grupo começava fazendo um passo de dança e todos acompanhavam na seqüência, quando a professora apitava todos deviam arrumar um par rapidamente (não poderia ser quem estava do lado) pra ver quem iria sobrar. Após o segundo apito todos voltavam para o circulo, após o terceiro apito deveria dançar a três pra ver quem sobrava.

A dança do chapéu: foi colocada uma música pra dançar a dois, cada casal dançava ao seu ritmo e um aluno sozinho saia com o chapéu colocando-o na cabeça de um componente da dupla e pegava o seu par pra dançar, e assim sucessivamente, quem sobrar quando acabar a musica deveria pagar uma prenda.

O Trenzinho animado pelo salão – BALAO MÁGICO. Trabalha a coletividade.

BIODANÇA: musica instrumental cada um enche um balão e faz movimentos leves pelo salão, relaxamento.

Alongamento: tinha que formar um círculo no chão.

Materiais utilizados na aula: som, CD, balão, chapéu.

Relatório da aula do dia 17 de março de 2010.

Na aula do dia 17 de março, a professora dividiu a turma em grupos, cada grupo deveria fazer o resumo do texto “lazer e tempo livre na sociedade do trabalho”, e entregar a professora. Depois de feito o resumo, fomos para o gramado, onde praticamos brincadeiras, que podem ser realizadas em colônias de férias, acampamentos e clubes.

Salve Latinha: nessa brincadeira a turma deveria se esconder dentro de um espaço delimitado pela professora, outro aluno era o “procurador” tinha que procurar os outros integrantes da turma, quando ele encontra-se alguém, ele deveria correr e bater na latinha. Se o aluno que estivesse escondido conseguisse desviar do procurador sem que ele visse, ele poderia correr e pegar a latinha pra bater e se salvar. Crianças a partir dos 8 anos.

Sete pecados: foi dado um número para cada aluno, um aluno foi escolhido para começar a jogar a bola, ele deveria jogar a bola para o alto e gritar um número, o número que fosse escolhido tinha que correr para pegar a bola e dizer STOP, todos os outros participantes, que também deveriam estar correndo pra longe da bola, tinham que ficar parados. O jogador então dava 3 passos e, parado, deveria tentar acertar com a bola na pessoa que estivesse mais próxima. Se acertasse, a pessoa atingida saia da brincadeira. Se errar, o jogo continuava. É uma brincadeira de memorização e rapidez. Crianças de 8 a 12 anos.

Acampamento (coelhinho sai da toca): nessa brincadeira forma-se duas equipes, metade da equipe forma barraquinhas simbólicas (toca), ficam com as mãos para cima um pregado na mão do outro e metade dentro (coelhinhos), ao sinal do apito os coelhinhos tinha trocar de toca, o coelhinho que sobrasse tinha que pagar uma prenda. Crianças de 5 a 7 anos.

A brincadeira da caça ao tesouro: a professora escondeu uma caixa de bombom, antes de sair pra procurar ela dividiu a turma em equipes: colete azul, colete laranja e sem colete. As equipes deveriam sair e procurar a caixa, a equipe que achasse a caixa de bombom primeiro ganhava. Quem ganhou foi a equipe com colete azul, que dividiu o premio com todos os participantes da equipe. Caça ao tesouro é uma brincadeira de cooperação, em que todos na equipe deveriam ajudar a achar o tesouro. A partir dos 8 anos.

Brincadeira do pega-pega: deveria formar um círculo com quatro pessoas e uma ficava de fora, ela tinha que escolher uma pessoa que ela ia pegar, o círculo tinha que ficar girando bem rápido para evitar que o colega escolhido fosse pego. Se o pegador conseguisse pegar a pessoa, a pessoa pega trocava de lugar com o pegador. Crianças de 12 a 14 anos.

A brincadeira da coordenação motora dos números: tinha que formar um círculo e a professora passa dando um número para cada pessoa e depois cada um tinha que falar um número e o número que a pessoa falasse tinha que repetir o movimento: bate a mão nas coxas duas vezes gritando o próprio número e bate a mão mais uma vez gritando o próprio número e bate a palma da mão gritando outro número.O número gritando deveria continuar fazendo a mesma coisa, quem errasse saia.

A brincadeira do careca, cabeludo: os alunos tinham que trocar a posição das mãos. Toda vez que a professora gritava cabeludo tinha que colocar as mãos para cima, careca deveria ficar com a mão na cabeça. A partir dos 6 anos. Trabalha a coordenação motora.

Materiais utilizados na aula: litro, bola e caixa de bombom.

Relatório da aula do dia 24 de março de 2010.

Na aula do dia 24 de março, fizemos uma atividade em grupo, onde tínhamos que formar um círculo e fazer quatro perguntas do texto “O LÚDICO”, depois colocou as perguntas dentro de um saquinho. Esse saquinho deveria passar de mão em mão, quando a professora apitasse a pessoa que estivesse com o saquinho tinha que pegar uma pergunta e responder. Todos os alunos deveriam fazer esse exercício.

Depois fomos para uma aula na piscina, onde praticamos brincadeiras, que podem ser realizadas em clubes, hotéis, colônias de férias e excursões.

Pique-pega - Tubarãozinho é uma brincadeira em que uma pessoa é escolhida o tubarão, o objetivo dele era pegar as outras pessoas, se elas fossem pegas deveriam ficar com as mão levantadas pra cima igual ao tubarão.

A brincadeira do pique-cola: cada pessoa tinha que colar em alguém, pra descolar, a pessoa que foi colada deveria que ficar com as pernas abertas, para que alguém mergulhasse e passasse entre as pernas da pessoa colada.

A brincadeira do pique-pega corrente viva: é uma brincadeira em que um pegava na mão do outro. E se formava uma corrente. É uma atividade cooperativa.

Formação de duas equipes onde um fica de costa pro outro, era escolhido então uma pessoa de cada equipe que deveria correr de um lado para outro, tinha que alcançar a lateral da piscina e voltar para passar pra outra dupla essa brincadeira é chamada de estofeta.

A brincadeira do cavalinho: cada pessoa tinha que formar duas equipes, cada pessoa tinha que pegar o cavalinho e vir ate encostar na lateral da piscina e voltar e entregar pra outra pessoa da equipe, a equipe que realizar a prova primeiro ganha.

O jogo pólo aquático é uma brincadeira onde forma duas equipes, um tinha que passar a bola pro outro ate chegar perto do gol e jogar a bola dentro do gol.

Trenzinho é uma dança realizada dentro da piscina é um exercício de alongamento e relaxamento.

Pegue-pega, tubarãozinho são brincadeiras para aquecer as crianças, preparar o coração e exercer o corpo.

Material utilizado na aula: bola.

Relatório da aula do dia 31 de março de 2010.

A professora fez uma introdução sobre o que são jogos cooperativos e competitivos. Depois nos fomos praticar, um pouco sobre dinâmica, gincana, jogos competitivos e cooperativos.

Dinâmica do pirulito: A professora dividiu a turma formando duplas, ela entregou um pirulito para cada pessoa, onde deveríamos descascar o pirulito e coloca-lo na boca, mas, as mãos deveriam ficar esticadas.

Gincana: dividiu a turma em duas equipes: as do colete e a dos sem colete, as ordens eram que a equipe que pegasse mais papel de bala dentro do CIELC, ganharia o jogo. A equipe com colete ganhou.

Alongamento em dupla: faziam-se alguns exercícios de ginástica com a ajuda dos colegas. Exercícios cooperativos.

Queimada dos quatro cantos: dividiu-se a turma em dois times: com colete e sem colete. Cada time ficava em campos que eram delimitados. O objetivo era queimar os componentes do time adversário com a bola, quando estes eram queimados iam para um dos cantos da quadra. E ganhavam o direito de queimar os jogadores do time adversário (se queimasse poderia voltar para o seu time) ou jogar para o seu time, o que poderia ajudar a queimar mais componentes. Trabalha-se a rapidez e estratégia do grupo. É um jogo competitivo.

Futsal de dupla: dividiu a turma em duas equipes: as do colete e a dos sem colete, dentro das equipes devia formar duplas que deveriam ficar de mãos dadas, o objetivo era não deixar o time adversário marcar o gol. As duplas não devem soltar as mãos. Jogo cooperativo.

Handebol todos tem que pegar na bola antes de fazer o gol: “futebol” com as mãos. A bola tem que passar na mão de todos antes de fazer gol. Jogo cooperativo.

Em circulo: “Não deixa a bola cair”: é um jogo competitivo, em circulo, deveriam jogar uma bola um para o outro, sem deixar cair, quem deixa-se saia da brincadeira.

Materiais utilizados na aula: bola, pirulito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário